Página de Walter Eudes

06/12/2009

APESAR DE TUDO, VIVA A DEMOCRACIA BRASILEIRA

Filed under: 1 — waltereudes @ 03:37

A política é uma instância sine-qua-non a uma e qualquer sociedade. É matéria complexa que ao longo de toda história da humanidade apresenta avanços e recuos, mas com o mesmo objetivo sempre: gerir o somatório material e imaterial resultante da vida em coletividade expressa numa mesma população. Tratados sobre política em todos os tempos são um exemplo da importância deste exercício humano em todos as épocas. O conduzir da força coletiva, bem como regrala é sempre mutante e tênue, pois que não há regime político que seja eterno. Assim mostra a história política humana.
A recente história política brasileira e a atualidade de muitos países baniram um exercício político civilizatório importante para o amadurecimento e percurso natural das sociedades: a democracia. Esta que permite a pessoas se consorciarem em idéias, objetivos e planejamentos a apresentarem-se como opção para administrar, gerir, conduzir, cuidar, ampliar e melhorar o que é público num determinado lugar, para uma determinada população. Ora se não é um bem a ser defendido pela própria coletividade que o usufrui!? Afinal, como a diversidade de pensamentos e estratégias a uma sociedade podem se portar melhor? Aniquilando opiniões contrárias, adversárias? Elencando-se um pequeno grupo de pessoas que devem dizer como todos os outros tem que viver? Daí esta simples e genial proposta de sufrágio universal para que eleja-se qual proposta quer a maioria da população e respeite-se e acate-se a vencedora. Democracia claro, não é só isto, mas talvez seja este o aspecto que mais lhe dar encantamento: o de oferecer a todos os cidadãos e cidadãs um mesmo e único poder: o voto. E chega-se ao poder por este voto, não pelas armas de fogo, ao poder pelo voto, não pela herança familiar, pelo voto, não pelo clã religioso, pelo voto, não pela coação ou violência, pelo voto…
O brasileiro, bem como outros povos que já desfrutam desta maturidade civilizatória, sabem de como é preferível outorgar o poder pelo voto. E eis que enchem as ruas de seu país para exercitar a convivência do zelo coletivo ao que é público, seja material ou imaterial, uma vivência que pode de fato levar toda a sociedade a dias melhores – no caso do Brasil, há cada dois anos; não só vontade mas consciência da população que temos tudo para dias melhores para todos, e sabe-se: isto passa pela política, pelo poder público.
Mas como é ainda ingênua e tênue a democracia e república brasileira… Como vemos quão pouco são os candidatos de histórico pessoal ao público e coletivo e mais ao individual e particular; os que domam o poder da política são ínfimos em relação aos que se perdem nas artimanhas deste campo; os que conquistam eleitores pela seriedade, determinação e capacidade são tão poucos em relação aos da conquista através da barganha favorecimento, clientelismo, paternalismo e demagogia. Mas como é bom, apesar de tanto, a democracia brilhar. Como é bom sentir-se em dia de votação, percebendo nas ruas, nas gentes, ânimos sim, de liberdade, igualdade e fraternidade, valores estes recheados de brasileirismos mil. E se não tais ideais tão grandiosos para hoje, pra todos, que cuidemos para que o futuro possa ter uma chance.

W.E. 2008

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário, crítica ou sugestão.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: