Página de Walter Eudes

29/03/2010

Pe Luiz Cecchin morre após grave estado de saúde

Filed under: 1 — waltereudes @ 00:59

Surpreendeu a toda população Limoeiro(70km de Recife- PE – Brasil) o agravamento da doença de que sofreu o padre Luiz. Estava ele em casa de familiares na Itália, região do Veneto. Desta viagem que fez tantas vezes na vida, esta de certo era a mais apreensiva quanto a seu retorno. Segundo Alderico Serafim, assessor especial de Padre Luiz, que estava também no Veneto, a situação de saúde era gravíssima e de difícil restabelecimento. Pe Luiz ao ir a Itália há pouco mais de um mês fez reserva de volta para o Brasil, para Limoeiro, agendada para o mês de maio. Mas este retorno não se deu em vida devido o agravamento da doença….

De uma vida pessoal reservada, contrastando ao profissional expansivo, caloroso, solícito, Pe Luiz desdenhou em um leito aos 85 anos de idade, tendo conseguido se tornar um exemplo inquestionável de bom cristão, de pessoa humana, para o Brasil, para Limoeiro e para Itália, para o Veneto. Por levar a cabo um franciscanismo moderno, recebeu dos limoeirense o adjetivo de santo. De visão empreendedora, fez da filantropia um intercâmbio de culturas e países onde o desejo e a possibilidade de ajudar financeiramente de muitos venezianos era acolhida pela necessidade material de tantos e tantas limoeirenses. Superou o conceito de clérigo sacerdotal tradicional, de puro condutor de almas, confessor, de “padre de igreja” e foi às ruas, aos campos de Limoeiro para atuar auxiliando a quem encontrasse pelo caminho. Em 1969, em Limoeiro, fundou o Centro de Formação de Menores, sua obra de maior solidez e expressão sócio-filantrópica. Este centro, que tem principalmente creches, escola à crianças e cursos profissionalizantes à adolescentes de ambos os sexos, é praticamente mantido mediante recursos financeiros da região do Veneto, Itália, a região natal, de infância, adolescência e juventude de Luiz Cecchin. Não raro, não raro mesmo é encontrar em Limoeiro e em Pernambuco, pessoas que se estabeleceram profissionalmente sob principal base no Centro de Formação. Também inúmeras pessoas e famílias que tiveram alguma benfeitoria lhes destinadas por intermédio de Pe. Luiz. Incansável batalhador da minimização de dificuldades sociais e econômicas da população limoeirense, Pe. Luiz é também forte referência religiosa, seja à comunidade católica local, seja à população como um todo, obtendo respeito e admiração por todos os líderes religiosos das diversas estruturas teológicas fincadas em Limoeiro e de base na brasilidade. Nunca abriu mão de exercer suas funções sacerdotais e foi padre ativo à sua comunidade, celebrando missas, aplicando sacramentos, confessando, aconselhando, etc. Também, durante toda sua estada brasileira, nunca escondeu seu amor e predileção à Itália, à sua terra natal, a toma-la como referência de exemplos positivos e negativos quanto à questões brasileiras, a visita-la sempre com uma alegria e orgulho bem visíveis, a manter sua postura mais italiana que brasileira, ou mesmo ítalo-brasileira. Esta sua postura de forte italianismo, resultou a muitos limoeirenses uma forte aproximação com a cultura Italiana, coisa que está ainda por se desdobrar…

Mas diga-se ainda de dezenas e dezenas de Italianos e/ou alemães que visitaram o centro de Formação de Menores durante décadas, a fim de conhecer esta instituição e os “afilhados” que da Europa ajudavam com quantia financeira mensal (espécie de bolsa de estudos). Gentes que transitam pela comunidade limoeirense por dias, às vezes poucos meses, homens e mulheres, muitas vezes em dupla ou em grupos de 7, 8, 10 pessoas, mais vezes da Itália, porém várias vezes oriundas da Alemanha a estabelecerem elo com o Brasil, com os trópicos a partir de Limoeiro-PE. Algumas vezes estudantes em formação de curso, geralmente de Serviço Social, seja na Itália ou Alemanha, e cumprindo grade curricular aqui aportam por alguns meses, resultando hoje ser Limoeiro uma cidade e uma gente bem constituída de italianismos e gernamismos, muito viver e pensar destas partes da Europa que ainda pulsam de forma inconsciente nas pessoas da localidade. Por outro lado gentes d’Europa que cristalizam referências de brasilidade por toda a vida a partir de Limoeiro, por consequencia do trabalho de Pe. Luiz

A obra de Pe Luiz, se assinalada resulta numa impressionante vida de muito trabalho e muitas realizações. É atuação digna de sérios estudos e levantamento de suas obras a fim de que se registre à posteridade que é possível atuar em rincões periféricos do ocidente de forma grandiosa, com altíssimo grau civilizatório, praticando melhorias gerais no dia-a-dia de uma população.

Limoeiro prepara-se para se despedir de quem foi um dos maiores vultos de toda sua história desde seus primórdios há pouco mais de três séculos. A jovialidade brasileira, tendo a feliz característica de festivo acolhimento aos estrangeiros, convidou Luiz Cecchin a tornar-se um típico pernambucano e este assim se fez. Tal que há poucos meses, recebeu homenagem especial e solene em grande estilo da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, quando foi agraciado com o título de cidadão pernambucano e, num misto de forte emoção em que se encontrava, não escondia certo constrangimento de vera modesta à solenidade afirmando que “não precisava, já sou um pernambucano!”.

Deus nos ajude a interpretar e honrar a presença desta impressionante criatura humana entre nós!!

*****************

Anúncios

2 Comentários »

  1. Prezado Sr. Walter, sou o vicepresidente da AVATeM (o presidente è o irmao do Pe. Luìs, Angelo) a associaçao que durante todos estes anos tem ajudado financeiramente, e nao sò, o Centro de Formaçao de Limoeiro. Tenho tido a honra e a graça de ter conhecido O Pe. Luìs. Morando perto da casa do irmao dele, tive a sorte de o acompanhar atè os ùltimos istantes da sua vida doada aos os pobres da terra, em humilde entrega a vontade de Deus e a sua Providencia Divina.Seus familiares foram cuidando dele como ninguèm outro poderia. O senhor bispo de Nazarè, esteve tambèm aqui na ùltima semana da sua vida para o acompanhar e rezar para ele… e para tomar decisoes importantes para o futuro do Centro. Ele regressou ontem para Nazarè. Hoje vai regressar tambèm o Alderico, administrador do Centro de Formaçao que esteve aqui dez dias. ( ele è muito provado pele morte do seu pai espiritual)
    Li com prazer seu artigo sobre a grande figura d nosso querido Pe. Luìs. Ele quanto antes possivel regressarà no meio da sua gente com gesto de caridade cristà da parte de seus irmaos. Os Limoeirenses merecem sua presença para tambèm encorajar a continuar a levar para frente esta grande obra social-cristiana. Nòs estamos como eles determinados a continuar nossa colaboraçao, porque acreditamos que è nosso dever partilhar com os menos afortunados. Eu screvì para o pessoal do Centro : ficamos òrfaos ,mas no mesmo momento herdeiros de uma riqueza muito grande; o farol do Pe. Luìs continuarà a brilhar no ceu de Limoeiro, de Pernambuco e da Italia! Obrigado Pe Luìs !

    P.S. peço desculpa por nao conseguir escrever com os caracteres portugueses ( esto fraco em computador ) e pelo meu ainda mais fraco ….Josè

    Comentário por Giuseppe Gardin — 30/03/2010 @ 00:38 | Responder

  2. eu sou limoeiro mas estou em soa paulo a 19 anos , mas tou triste pela perda desse homem santo que deus levou eu vive 22 ai gostava de mas do pde luiz mas sei que ele estar no colo de deus.

    Comentário por maria bernadete de araujo — 28/04/2010 @ 08:57 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário, crítica ou sugestão.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: