Página de Walter Eudes

17/02/2011

Comentário em Blog de política

Filed under: Arquivo Geral — waltereudes @ 15:21

Veja a baixo comentário em Blog de Política ao jornalista pernambucano Josué Nogueira e logo a seguir o endereço eletrônico de sua crônica que motivou este comentário

http://blogs.diariodepernambuco.com.br/politica/?p=11088

Caro Josué,

muito lúcido sua crônica aqui postada. De fato, há falta de maturidade na sociedade para “cobrar” dos políticos, legam à imprensa esse papel que deveria ser muitas vezes seu, do povo. Mas será que não seria também papel da imprensa defender os interesses da coletividade? Será que SER IMPRENSA não seria “ser um cidadão, uma cidadã com gabarito, poder de justo fiscalizar, denunciar??” Haverá ainda por um tempo, acredito uma certa confusão para a grande massa de que Imprensa é Forum, que reporter é juiz ou advogado… Por que isso? interessante foco de reflexão não é?…

Mas é inegável a condição de 4° poder a este setor e talvez seja este o que é menos burocrático, mais formal, aquele que está mais presente na vida dos cidadãos e cidadãs… estaria aí talvez a razão do APELO A MÍDIA em primeiro lugar?

É de fato um fato sociológico: há em tendência uma preferência em “escraxar, punir, queixar-se” alguém pela mídia (políticos nesta pauta) que reclamar suas faltas à Justiça, ao Poder Judiciário.

Mas tudo parece se complicar com o advento e sedmentação da Internet, pois será este meio de comunicação um potente EMISSOR que nunca na história dos mass mídia tanto potencializou a quem o manipula: o garande público.

Tenhamos calma talvez para saber o que sobra dos velhos conceitos de comunicação de massa, sobre os reais papéis do jornal, da TV, do Rádio. Vai ver que venham a se tornar meros coadjuvantes neste mundo novo: a Internet!! Sabe-se lá… Eu opto por seguir as vezes a noção de caos, onde muito, quase tudo e talvez tudo em que nos assentamos passa a ser frágil e cambiável. É sempre bom ter base em vários paradigmas pois não há um se quer que perdure quando começamos a aplica-lo, sempre vai se tornar ineficiente, sem atender mais as demandas…

Esta configuração de pós-modernidade em que vivemos  ainda vai nos revelar muitas surpresas, eu mesmo não faço prognósticos para longo prazo. Em fim: o que será de nós?

abraços,

Walter Eudes (comunicador em Limoeiro-PE)

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário, crítica ou sugestão.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: