Página de Walter Eudes

07/01/2012

A grande mídia e seu grande público

Filed under: Arquivo Geral — waltereudes @ 11:59

Ainda há um atraso histórico que se observa a nível macro em relação a imprensa como um todo, em relação aos mass media (meios de comunicação de massa); num nível que não é apenas nas vizinhanças provincianas – distâncias que se percorre até mesmo de bicicleta: é a nível continental! – ou continentais se preferir, quando uma vez ser leitura ocidental esta aqui apresentada.

Será em vários aspectos e em várias nuances que observamos muitas lacunas no modo de fazer os “mass media”, no modo de fazer a imprensa. Ora, há vivências bem sucedidas de atuação neste campo social, onde vamos observar uma prática comunicativa de massa que esteja mais a serviço da construção contemporânea de sociedade e de modos de sociedade que a manutenção de equívocos do passado já comprovado danosos à coletividade (e a ampla coletividade).

Em tema tão extenso, vamos nos deter aqui a exemplificar um aspecto (dentre muitos) que será um dos conceitos deste setor social específico, presente em todas as épocas da humanidade e que se agiganta no século XX: a comunicação às massas, a grande público. Nos refutamos à noção de Quem Faz a Mídia – e aí percebemos a nível específico de Brasil (mas também em outros países, em outras culturas) um monopólio do quesito emissor, no item quem gera a notícia. E será para reduzido número de pessoas o exercício deste ato que já é reclamado por muita gente e grupos de todo lugar: também gerarem conteúdos.

Mas haverá ainda uma má formação de consciência coletiva neste quesito, e será esta noção equivocada de submissão irrestrita da população como um todo aos geradores de conteúdo que se tornam das principais justificativas de se protelar os atuais monopólios de comunicação: portanto, é sine-qua-non questionar, subverter, transformar, ou no melhor dos termos, desconstruir o atual conceito de mídia edificado há décadas de rádio, TV e cinema para vivenciarmos a noção que toda pessoa, todo grupo de pessoas, é capaz de gerar conteúdo midiático digno, desde que queira, necessite, e não dominando as técnicas dos meio, há legiões de profissionais da comunicação aptos a realizar tal tarefa.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário, crítica ou sugestão.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: