Página de Walter Eudes

08/06/2013

Novos Horizontes Artísticos

Filed under: Arquivo Geral — waltereudes @ 05:16

Quando do início da redemocratização recente política/administrativa brasileira, nos anos 80, quando a supressão do caráter de censura promovido pelo Estado Brasileiro à arte como um todo, um renascer é vislumbrado em todo país, um renascer para a livre expressão e à criatividade, pautando-se pelo potencial permissivo à arte. Assim, que os artistas no Brasil e o público podem retomar sua produção e interação com a livre criatividade e com a estética em geral. Entendendo que toda grande transformação política faz-se com a força popular, viram os artistas nos anos 80, a partir do movimento das “Diretas Já”, da chamada de uma nova Constituição e do fim do Estado conduzido por Junta Militar sem voto direto, a possibilidade da retomada do rumo da arte no Território e público. Pois que a reconstrução das bases para a retomada da pluralidade e diversidade artística que agora assistimos/vivenciamos ocorre com certeiros ânimos de quem percebe que uma Nação, uma gente não se desenvolve em hipótese alguma sem seus artistas das mais diversas áreas – não é somente o lastro infraestrutural que potencializa um país, não é somente seu parque industrial, sua agricultura e pecuária, o setor terciário, seus meios de comunicação, sua estrutura administrativa Estatal (no caso brasileiro, atualmente, Republica Democrática): entre outros aspectos significativos e entre muitos ramos do atuar social, deve haver espaço à arte, à criatividade aos artistas. Mas alcançar um nível contundente e altivo artístico após anos de repressão ao pensar/criar, pode às vezes ocorrer de forma tardia… e assim acontece em alguns locais no Brasil… No compreender de um “país continente”, não chegou em sincronia territorial, após a redemocratização, as benéficas da Arte à população. De forma que primários aspectos estéticos ainda estão em (re)construção em muitos lugares do imenso Brasil: é o que ocorre com o elementar conceito de Identidade Histórica e também com a Identidade Cultural: ambos são destituídos da merecida valorização em muitos lugares brasileiros, causando lamentáveis entraves ao desenvolvimento geral de uma sociedade, gerando uma baixa estima de indivíduos ou inteiros contingentes populacionais, visto o pouco que cultuam como Identidade e Historicismo, ao tempo que polvilham ao seu redor, inúmeros aspectos estéticos, personagens e períodos históricos e grande riqueza cultural que lhes são simplesmente ignorados. Some-se a este exemplo a ausência de espaços específicos à fluição artística, como museus, salões de plásticas, cinemas, auditórios, bibliotecas, atividades diversas como concursos à talentos, escolas e ateliês artísticos, etc. De forma que irão as sociedades esbarrarem-se em seus próprios intentos desenvolvimentistas quando ignoram aspectos artísticos e culturais de sua gente, assim mostra-nos as civilizações de sucesso na História: respeito e apoio à arte e aos artistas é condição necessária ao desenvolvimento econômico/humanístico de qualquer povo.    (MAIO/2013)

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