Página de Walter Eudes

28/08/2022

VERMELHO, VERMELHÃO

Filed under: Arquivo Geral — waltereudes @ 13:04

Parantis, AM – Brasil. – VIDE VÍDEO

Cultura local…

Como assinalou Gilberto Freyre inicialmente, talvez seja a COR VERMELHA a característica simbólica quase que comum às diversas nações indígenas brasileiras pré – Cabralinas – do URUCUM, árvore presente em todo território, que produz sementes colorificas usadas ritualisticamente à caça, festa, sagrado… Geralmente no corpo. Mas também em alimentos, utensílios e provavelmente em alguma vestimenta.
O URUCUM indígena, encontra na ancestralidade nativa uma relação natural inconteste… Ecológica. E vai confluir esta memória inconsciente ancestral brasileira, com as idéias modernas europeias de política, de República onde a COR VERMELHA encontra representação em grupos de operários e camponeses de várias nações europeias desde o século XIX…
Esta identificação de COR, de aspecto simbólico, não se dá unicamente pela cor em si… Mas, como no passado, no início da colonização brasileira pelos europeus, da irmanação daqueles povos que para o Brasil vieram ou em diáspora ou em exílio… Foram os africanos escravizados que inicialmente se tornaram intriscecos aos povos nativos ao ponto de hoje, no século XXI, às tradições específicas de indígenas e de afrodescendentes encontrar-se mesclas salutares, harmônicas , em vários setores humanos – religiosos, gastronomia, músicas, danças, vestimentas, modos … Que eram povos – os nativos indigenas e o africano expatriado – de tradição campestre e comunitária em síntese. Sem metrópoles nas suas regiões. Some-se neste período também judeus expulsos da Iberia por força da inquisição moderna … Parece ter sido também o sentimento de “perseguido” e/ou “explorado” forte razão de identificação dos grupos primários da formação do Brasil, da brasilidade …
E vêem encontrar pela grande diáspora de Europeus do século XIX identificação às ideias políticas então surgentes… Que imigrantes eram pessoas que atravessavam extrema pobreza econômica, operários, camponeses, de formação política de base, com objetivos de condução dos meios de produção da economia.
E talvez possa ser esta a razão do VERMELHO nativo do URUCUM harmonizar-se ao menos imaginariamente, ao vermelho do comunismo europeu…

Walter Eudes

PERNAMBUCO
28/AGO/2022

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário, crítica ou sugestão.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.