Página de Walter Eudes

15/10/2022

É PROIBIDO SE CALAR!

Filed under: Arquivo Geral — waltereudes @ 14:35

Desdém é proibido para lidar com os desvios gritantes da aplicação do Evangelho, onde quer que seja… Porquê não se desdenha do mau em marcha!!
Que ainda há uma postura de alheiamento aos modos que se utilizam da palavra Cristina pessoas e grupos que se distanciaram (sem volta!) da mensagem evangélica… Isto é um primeiro passo : tomar consciência que um grande tesouro humano está sendo utilizado a fins de objetivos materiais unicamente e materiais financeiros! Oferecer a outra face ao desvio da Palavra Sagrada é uma opção… Porém, abster-se desta marcha de resistência é ser simplesmente conivente com o mau! “Quantas não são as vítimas dos impostores dos textos sagrados? ” , que Jesus Cristo adentrou ao templo comum dos de sua fé em Deus e destruiu ao comércio que desvirtuava as tradições – “Vendilhões!”. Por quem JC agiu? Claro, muito mais pelas gentes manipuladas, exploradas e enganadas que por impulso pessoal de consciência… Outrossim, Jesus Cristo e seus apóstolos, todos e todas simples e humildes de posses materiais, também sentiram a exclusão em não poderem cumprir ritos de 2000 anos a Deus no seu próprio templo, deixado e fundado por seus ancestrais… “Procura ter como oferecer as oferendas e teu agradecimento será aceito. Caso não tenha bens e posses, Deus a ti não poderá ouvir…” – isto não está escrito em lugar nenhum na história, nas tradições. Mas supomos, subtendemos, que fariseus e Vendilhões, sacerdotes desvirtuados emitiram despachos dessa forma por muito tempo.
A história do monoteísmo não é uniforme, embora somos levados a cair nesta ilusão, talvez por conta de olharmos para nossa época e interpretamos nossas tradições espirituais do presente como referência suficiente… Que pode haver “regressão” de princípios e práticas em quaisquer modos religiosos, a despeito de sua genesis salutar, benfaseja. Assim viveu o catolicismo em sua fase de expansão e sedimentação, durando um milênio: uma inclinação equivocada se apoderou da religiosidade e o verdadeiro evangelho tornou-se dificílimo alcançar e vive-lo… No século XXI, o catolicismo retoma sua vocação e consegue difundir a Mensagem como ela É: Simples e Prática (requer ação!). Quem vê, consegue comungar com naturalidade e simplicidade – como faz uma criança no dia dia…
Mas diga-se o retomar católico de seu “Axerê”(*), só teve sucesso por amplo reclame de quem afrontasse as estruturas opressoras que imperavam… Por séculos grandes batalhas físicas e espirituais travaram-se no mundo cristão em busca de retomar o curso do Evangelho. E não findou!!
Nesta segunda semana de outubro, celebra-se os 60 anos do Concílio Vaticano II e esta data lembra-nos em prova cabal que ainda há o que interpretar em como “anunciar o evangelho”, a quem e quando. O Concílio Vaticano II fez opção pelos pobres e ofereceu diálogo com as tradições locais de cada paróquia em todo o mundo e estabeleceu estruturas de atividade direta com aquela gente conhecida de tanto tempo: nós, de sede de justiça, pão, paz. A história porém, revelou que outros interesses poderiam estar em voga em primazia que a atenção maior a famintos, desvalidos, nus, presos, sem teto e sem terra… E eis que a Teologia da Libertação, orientação contemporânea de evangelização senta, literalmente, à cadeira inquisitorial e é calada …
Assim que, com tais exemplos, tais comentários acima postos, cabe ouvirmos o poeta secular contemporâneo: “não se aprece não, que nada é pra já!”. Veja-se a crise aguda do protestantismo no século XXI! A despeito de abnegadas resistências – sacerdotais e leigas – o ascetismo fundador do protestantismo, ficou no século XV, XVI e serve hoje apenas como auto referência leviana de meros magnatas financeiros … Valores significativos, que inclusive, ainda estão em aprendizados pelo ocidente, pelo mundo, de comunhão direta com o Deus- Pai – e Espírito Santo, sem as famigeradas indugência nem as imperativas tutelas aos livros sagrados, são destituídos de significado e sua genesis perde-se completamente para dar vez, principalmente, ao consumismo e hedonismo… Sobre esta desvirtuação a literatura sociologia e psicológica inclusive está repleta de boas análises… Que não é nem fenômeno espiritual… Compreende-se tudo isto sem precisar-se de ocorrer aos textos sagrados ; é fato humano , desamasidamente humano tão somente.
A Glória alcançada pelo êxito em manter sua sobrevivência por ação direta no mundo, nutrir-se do alimento por si produzido, morar, vestir, cuidar-se por esforços seus e de sua comunidade e então agradecer a Deus a dádiva da vida, deu vez ao sucesso por mais e mais capital, bens acumulados …

Jesus Cristo combateu os vendilhões que há tempos desvirtuaram os preceitos dos patriarcas;
Milhares de cristãos morreram na esperança da justiça celeste, dando sua vida no enfrentamento às tiranias que usurparam o Evangelho para exercício e consórcio de poder político -economico-militar;
Quanto tempo durará até que haja a derrocada dos falsos profetas que manipulam, desviam o sentido do Evangelho para acumularem bens materiais e financeiros , expondo-os como “graça Divina”?

Walter Eudes
15/out/2022

*”Axerê” – palavra aramaica , traduzida para o hebraico como “Marcha”.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário, crítica ou sugestão.

Blog no WordPress.com.