Página de Walter Eudes

22/02/2023

O (IN)DESEJADO URSO DE BERLIM

Filed under: Arquivo Geral — waltereudes @ 14:18

Deus é mais!!
Vai me proteger de participar de um festival de cinema desses.
Meus filmes são artesanais e comprometidos com a memória e cultura do lugar onde vivo – àquela geografia em que posso alcançar com minha bicicleta. Além desses limites, chamem outros.

Neste 2023, mês de fevereiro, o Festival de Berlim faz honras ao rapaz de televisão da Ucrânia e a grandes cineastas iranianos reprimidos e presos. Dos iranianos, a solidariedade artística é natural justo por ser cinema o campo dos detidos e dos que estão em Berlim no festival. Quanto ao rapaz da Ucrânia é televisão a área dele… Mesmo sendo audiovisual, mesmo sendo imagem e som, o rapaz não faz cinema… Me pergunto porquê artistas vão se meter numa crise dessa?!
A imagem espetacularizada é de uma comoção realmente intensa. Fisga o público em todos os sentidos. Absorve a atenção ao máximo deste público. O rapaz discursou em Berlim (via vídeo) e se comparou a Davi enfrentando Golias… Levou guerra pra sala de cinema. Pós o lúdico, o criativo, o crítico, reflexivo, emotivo e filosófico abaixo de conseguir mais bombas e tanques de guerra (que é a atual campanha ucraniana (Zelensky) pelo mundo). Há nada pior que isto para interagir com arte??
Eu quero é distância dessa gente absurda que toma qualquer fama como glamour a se referenciar, credenciando pré -aplausos a qualquer fala que o “bonitinho e desenrolado” da vez disser. Uma moda perigosíssima que só sustenta barbaridades.
Isto me lembra os pistoleiros famosos da minha região que dispunham de respeito e reverência no século passado. Antes da criatura falar, tava todo mundo já concordando em silêncio. Era um misto de temor com admiração , criando um messianismo em torno do famoso assassino (abominável isso)..

Na referência do troféu do festival em pauta, de urso eu quero distância! Bicho feroz e de instinto matador, que se sente ameaçado de vida por qualquer pantin. Eu vou me trocar com um bicho desses? Deus me livre!

Walter Eudes
Pernambuco
22/02/2023

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário, crítica ou sugestão.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.