Página de Walter Eudes

30/08/2023

COMO LIDAR COM DESORDENS ESTRUTURAIS?

Filed under: Arquivo Geral — waltereudes @ 03:10

COMO LIDAR COM DESORDENS ESTRUTURAIS?

Mais que a necessidade de superação de desordens estruturais, parece ser urgente às consequências imediatas de tais… Que, ao pôr -se um ordenamento ao auxílio, correção, cura de sequelas das desordens estruturais, falta material humano em pôr -se à reordenação… Que a urgência pede prioridade. Em quaisquer área de atuação humana, vão ser os efeitos imediatos que necessitam de atenção maior. Daí a desestrutura , já atuante há algum tempo, perdura… Produzindo novas urgências, mobilizando mais e mais potencial humano e técnico e segue-se um ciclo vicioso onde “não há fim” das sequelas, das consequências do(s) desordenamento(s) de estrutura…

Então, ao se confirmando origem de urgências (de várias ordens) serem de teor estrutural, é mister o indicativo de ou REFORMA, ou ANÁLISE CRITERIOSA das fissuras da estrutura a fim – se possível – de repara-las…

Na história das civilizações modernas existem periodicamente os ordenamentos de PACTO SOCIAL, norteando condutas individuais e coletivas particulares e públicas dos indivíduos, orientações a Estados em suas manifestações internas e externas. Pactos sociais são revistos. Não ao capricho de poucos indesejosas, mas justo por constatação de DESORDEM ESTRUTURAL, às vezes insanáveis, seja por impossibilidade de detectar as suas “fendas” seja por desarranjo tal que já se torna inócuas as ações de reparo às sequelas , consequências de tais desordens estruturais.

Mas não somente “pacto social”, mas também operacionalizacões diversas dentro de um Pacto já firmado outrora… Revisões são importantes! As vezes solucionam, outras vezes minimizam os danos da má estrutura… Todavia, novas formas internas , “reparo em fissuras da estrutura”, ou mesmo um novo pacto, vêem com acúmulo de experiências bem sucedidas e fracassadas anteriores e tende a serem modos mais adequados às acomodações da estrutura e seus membros… Mas, é necessário aquele olhar agudo de análise criteriosa das falhas de então, para a oportunidade do NOVO não ser desperdiçada em estabelecimento de forma apenas diferente da anterior, talvez até mais grave.

Walter Eudes

24/ago/2023

FOTO: KANDINSKY, 1923

Pode ser arte

Curtir

Comentar

Compartilhar

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário, crítica ou sugestão.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.