Página de Walter Eudes

30/08/2023

PASSADO SOMBRIO

Filed under: Arquivo Geral — waltereudes @ 03:02

Paruano vai fazer 370 anos que inventaram um modo pra: voltar pra casa os Holandeses e mercenários e seguirem nos modos exploratórios do Nordeste Brasileiro os Ibéricos. É o Tratado da Campina do Tabosa – o famoso primeiro “pega o bêco!” da historia brasileira, dito sob espada e forte cerco ao Recife. Nem rato sobrou com o cerco! A fome imperou… Tática militar usada muito pelo Império Romano por onde andava, desde antes de Cristo. Talvez a forte base latina da Ibéria tenha tido força maior de usar de táticas de eficiência ao combate do inimigo em campo de batalha… sei lá! talvez sim, talvez não. Fato é que PAROU TUDO! E deixaram os Holandeses e sua tropa o Nordeste Brasileiro.

Não havia porém, resolvida as diferenças interpretativas de sociedade, de ser humano, de Estado… Razões (não únicas) que motivaram os conflitos da época… Fato maior – provavelmente – era o interesse mercantil, financista de vários grupos econômicos da época… Eram os primeiros sinais de que o capitalismo, a ganância por riqueza econômica iria permear dali por diante toda a história… Vejam bem!… Nada faltava aos Países Baixos da época em manter-se em desenvolvimento. Era das regiões mais prósperas do Ocidente! Quer que haja motivos outros, que este redator limita-se em não afirmar, por razão de não ser da área especialista e conhecedor mesmo, de dizer que a ganância em acúmulo financista foi um dos motivadores, foi sim!!

Lógicas de “êxito”, de “Reconhecimento” e até expurgos de pecados por esforços laborativos e seus desdobramentos favoráveis, permeiam a modernidade… A questão são os LIMITES destas conquistas… Que ultrapassam os limites do necessário à sobrevivência digna e vão ao acúmulo em potencial como “estoque” de poderes/virtudes… E aí já viu né? Não tem fim a gana exploratória alheia… às vezes a utilizar-se de quaisquer recursos, mesmos os ilegais.

Bem, o Brasil encontra sua primeira infância neste grande fuzuê que o mundo ocidental vivia nos 1600.

Como interpretamos tatos interesses, ideias, poderes na nossa formação inicial??…

Sabemos que muitos, muitos holandeses (e mercenários) não resistiram aos trópicos… Deram-se conta que, talvez, toda guerra imaginável não teria “razão de ser” em terras tão ricas de natureza diversa e a ser vivida!

E ficaram.

Passado 400(quatrocentos) anos, um pouco mais de tanta batalha lá na Europa a envolver-nos cá, nos perguntamos: QUEM DE NOSSOS HELRÓIS E HEROÍNAS AINDA NÃO ESTÃO REVERENCIADOS? Porquê a eles e a elas devemos alguma memória… visto nos legaram alguma esperança de sermos povo autônomo e moderno, com nossas particularidades benfazejas e as de necessidade de superação… Diga-se, sendo nossa missigenação, das maiores virtudes que temos!

Walter Eudes

29/ago/2023

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário, crítica ou sugestão.

Blog no WordPress.com.